top of page

Psicológico do concurso da Policial - Relacionamento Interpessoal

Atualizado: 9 de jul. de 2021

Após os anos de experiência lidando com candidatos, percebi que tratar o assunto (item do perfil) de forma separada acaba sendo mais produtivo para você leitor até mesmo, porque, quando se trata de psicológico acaba sendo um pouco complicado entender.



Vou abordar o item relacionamento interpessoal, no qual me arrisco dizer que nos editais de concursos policiais principalmente no tocante a Polícia Militar é o item que mais reprova e que acaba gerando uma série de confusões sobre o que é o item.


O texto está organizado da mesma forma que o curso de preparação MÉTODO CPC (psicologia e concurso) aqui do Instituto Supera Psicologia e Concursos:

1. Explicação teórica;

2. Exemplo prático do item;

3. Exercício para adequar o item e;

4. Porque o exercício funciona.


1. Explicação teórica


Relacionamento interpessoal como muitos editais descrevem em seus editais “é a capacidade e disposição interna do indivíduo interagir com o outro bla bla bla”... não vou nem continuar com a descrição teórica, pois você não entenderá muita coisa na prática.


O que posso te dizer sobre Relacionamento Interpessoal é que ele está pautado em pelo menos três pilares:

· Empatia;

· Comunicação;

· Autoconfiança


Entenda que não existe somente estes três pilares ligados ao relacionamento interpessoal, mais uma vez estou compartilhando com você o conteúdo que pautei meu curso de preparação MÉTODO CPC, não existe uma ordem sequencial também entre eles ok?

Por isso quando falamos deste item estamos querendo dizer que é necessário você querer escutar o outro e não ouvir, ou seja, criar mentalmente uma imagem com base no que está escutando, entender as razões do outro por estar sentindo ou pensando determinada coisa independente se concordo ou não com ele (a).


2.Exemplo prático do item


Aqui acredito que ficará mais claro o que tentei explicar na parte teórica, pois o GRANDE erro cometidos pelas pessoas quando tentam entender o que é relacionamento interpessoal é se basear em apenas um dos pilares do relacionamento a comunicação.


Muita gente acredita que por falar bastante ou por ter vários amigos seja suficiente para ter bom relacionamento, pois é ai que mora o erro, porque uma pessoa que fala muito nem sempre dá espaço para o outro falar e quando o faz não está prestando atenção, porque seus pensamentos estão a mil por hora louco para falar mais sobre o que pensa ou questionar o que está sendo dito, neste ponto seu relacionamento foi pro espaço.


Por favor não me entenda mal com o que acabei de falar acima, não significa concordar com tudo ou que não pode ter questionamentos, a questão é o nível deste questionamento tomando conta da sua disposição em continuar ouvindo o outro e a quantidade de vezes que isso acontece.


3. Exercício para adequar o item


O mais empolgante é que são exercícios muito simples que podem fazer a diferença no seu concurso e na sua vida. Se você não entendeu ainda deixa eu reforçar aqui, relacionamento interpessoal é se interessar e conectar com o outro e o exercício vai alterar os hábitos que acaba prejudicando nesta conexão em seu dia a dia se liga no exercício.


Um dos exercícios propostos aqui no curso METODO CPC é chamado OLHO NO OLHO, no qual você vai em sua rotina começar a olhar para todos que interagirem com você, seja na padaria, com o frentista, colega de trabalho, cobrador etc. Pelo amor de Deus, não vai sair igual um psicopata encarando todo mundo parecendo uma cobra naja, mais quando for interagir com aguem faça isso, olhe no olho da pessoa, quando estiver escutando alguém demonstre com seu olhar interesse no que ela está falando.


4. Porque o exercício funciona


Vamos lá o exercício olho o olho funciona, porque vai forçar você a se conectar mais vezes com as pessoas e trabalhar o desconforto na interação existente hoje de forma intrínseca na nossa rotina, pergunto á você com quantas pessoas interagiu hoje e quantas você olhou nos olhos durante a interação? Caso não saiba responder ou não teve oportunidade hoje para isso ainda se lembre então do último dia, que interagiu com alguém e principalmente comece observar como você age a partir de agora com base no aprendido neste material.


Chegamos ao fim deste assunto, mais entenda que um único exercício não é o suficiente para alterar o que você levou anos construindo, tratei o assunto aqui de forma bem resumida, pois trabalhar comportamento e emoção são bem desafiadores e foge muita do que você possa estar acostumado com os métodos de estudos para conteúdos escritos. No Curso abordo de forma mais profunda o temo e com uma gama de exercícios que em sua totalidade vem fazendo a diferença na vida dos meus alunos e das pessoas ao seu redor.


Espero que possa aproveitar ao máximo as informações e colocá-las em prática na sua rotina e tenha certeza, que refletirá de forma positiva no seu psicológico, bom concurso para você.


1.254 visualizações0 comentário
bottom of page