top of page

Você conhece os 3 itens que diferenciam entre oficial e soldado no concurso?

Atualizado: 24 de ago. de 2020

Olá mais uma vez, sou o Felipe Oliveira e vou compartilhar com você esta informação de diferença de perfil de soldado para oficial.


Muitos candidatos ficam na dúvida se o perfil psicológico de oficial é igual ao de soldado, pois digo que sim. O perfil psicológico na parte de personalidade é igual , porem haverá uma diferença sutil, que serão três a mais:

1. INICIATIVA

2. AUTOCONFIANÇA e

3. ATENÇÃO DIFUSA.

Explicarei um pouco sobre cada item deste que difere de um edital para o outro.

Iniciativa:

A essência da iniciativa é entrar em ação, fazer o diferencial agora! Requer coragem e disposição. Ela está associada ao comportamento proativo, ou seja, a pessoa dotado de iniciativa antecipa-se aos fatos, realizando atividades antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias.

Autoconfiança:

A autoconfiança motiva o sucesso, e a baixa autoconfiança o afasta. Quando uma pessoa sofre de baixa autoconfiança, ela tem pouca fé em si mesma e em suas habilidades, acaba sendo muito insegura .

O autoconfiante costuma ter ótima autoestima, mas nem toda pessoa com boa autoestima é autoconfiante, pois a autoestima pode se tornar cobrança interna. O autoconfiante não liga para pequenos fracassos, ele insiste e sabe que uma hora será bem sucedido.

Atenção Difusa:

A essência da atenção difusa é o foco e a concentração, uma vez que determina quais ações ou atitudes em nosso ambiente precisam ser realizadas. É importante ressaltar que a atenção está ligada a todos os nossos sentidos, não se restringindo apenas a visual e auditiva que são os tipos mais frequentes de atenção.


Bom acredito que a cada dia buscando informação e desenvolvimento você pode alcançar qualquer coisa que outros já alcançaram em sua vida. Nunca desista de seus objetivos e caso tenha gostado inscreva-se e receba atualizações de novos posts.

Obrigado e nos vemos no próximo texto.

184 visualizações0 comentário
bottom of page