top of page

Avaliação psicológica

Os concursos voltados principalmente para áreas policias contem em seu processo seletivo avalição psicológica, compostos por aplicação de testes psicológicos para medir características comportamentais e emocionais bem como entrevista psicológica coletiva ou individual em sua grande maioria. Os testes são realizados com o objetivo de avaliar a capacidade intelectual, motivação social e a motricidade física do candidato, evidencia-se assim, que estes testes são vistos por muitos profissionais como uma ferramenta que auxilia no acompanhamento do desempenho dos candidatos durante a obtenção das técnicas necessárias para seleção, ou seja, um teste de personalidade é um instrumento de avaliação psicológica que tem como finalidade identificar as características sob a ótica do psicólogo. Esses instrumentos são muito importantes, pois auxiliam o psicólogo na tomada de decisões sobre a aprovação ou não do candidato e ao contrário do que a maioria pensa não são SUBJETIVOS.


ERRO DOS CANDIDATOS

A maioria dos candidatos se dão mau nesta fase por falta de referencia correta do que significa as avaliações e como serão realizadas. Muitos candidatos buscam informações com pessoas despreparadas sobre como fazer um teste de modo prático, buscando esconder um traço da personalidade e não se preocupam em desenvolver o perfil para se adequar ao edital.

Os candidatos precisam entender que um resultado de teste de personalidade é uma representação da sua personalidade e que durante o processo haverá divergência neste perfil caso tenha treinado testes. Por isso o mais importante é você candidato, se preocupar em buscar um curso que tenha como foco, desenvolver seu perfil de modo mais pratico possível e com a maior antecedência.


747 visualizações0 comentário
bottom of page