Agende sua visita!

  • YouTube
  • Instagram ícone social

BLOG

6 TÉCNICAS DE ESTUDO PARA CONCURSO

O edital de Oficial do Barro Branco e de Soldado PM estão abertos e AGORA? O que você já estudou vai ser o suficiente para atingir uma classificação satisfatória?

Não estava estudando? E agora com o tempo d

e  dois meses para se preparar. Não adie mais uma vez esse sonho.

 

Organize-se! O INSTITUTO SUPERA preparou uma lista com as melhores dicas de assimilação e memória. Veja a seguir 6 técnicas de estudo recomendadas por especialistas em preparação para concursos públicos.

 

1. Grave sua própria “aula” sobre a matéria


Uma boa forma de reter conteúdo é ler uma parte da sua apostila e, em seguida, gravar sua própria voz explicando o conteúdo. O benefício é triplo: você precisará estudar com muita atenção para preparar sua “aula”, fará um ótimo exercício de síntese e memorização ao dizê-la em voz alta e, de quebra, ficará com um registro auditivo da matéria – que poderá ouvir no trânsito ou em qualquer hora do dia.
 

2. Resolva (muitos) exercícios


A preparação para um concurso só começa quando o candidato começa a fazer exercícios: todo o resto é mera introdução ao estudo. A única técnica absolutamente necessária para ser aprovado é resolver provas anteriores  dos últimos concursos para o cargo. Essa é a melhor forma de descobrir quais disciplinas exigirão mais ou menos aprofundamento.



3. Elabore fichamentos dos textos


Escrever – de preferência à mão – é uma das melhores formas de guardar uma informação no cérebro. Por isso, embora a leitura de textos teóricos seja importante, também é obrigatório elaborar um resumo do conteúdo com as suas próprias palavras. Além de aprofundar o estudo, o fichamento pode ser consultado posteriormente no lugar do livro, trazendo economia de tempo para o candidato.
 

4. Estude em grupo


Este método não é para todos, mas funciona muito bem em alguns casos. Trata-se de uma solução interessante para candidatos com dificuldades de concentração. A principal vantagem desse modelo é estimular a discussão sobre as matérias. O debate com outras pessoas melhora o foco e facilita a memorização.

 

5. Quebre suas sessões de estudo em blocos


Nosso cérebro não consegue se fixar num único objeto por mais do que uma hora, diz a neurociência. Assim, o ideal é fazer intervalos regulares para descansar e mexer o corpo. Também vale intercalar as disciplinas entre si. Além de sobrecarregar menos o seu cérebro, a divisão da sessão em blocos temáticos fará com que você permaneça mais tempo estudando.

 

6. Ensinar

 

A melhor forma de aprender é ensinar. O desafio é ensinar algo que ainda não se sabe, por isso, esse processo deve gradativamente mover-se da leitura (passiva) para a prática (ativa). Explicar conteúdos para algum familiar ou amigo é uma boa forma de colocar isso em prática. 

 

 

Referencias Bibliográficas: Renata Xisto, Grasiela Cabral, Carla Tieppo

Compartilhar Facebook
Compartilhar Twitter
Please reload

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Destaques
Recentes

April 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Canal do Youtube
  • Instagram Social Icon