Agende sua visita!

  • YouTube
  • Instagram ícone social

BLOG

ENTENDA O QUE É AGRESSIVIDADE MAL CANALIZADA!

AGRESSIVIDADE

 

A agressividade é uma qualidade natural, humana, presente em todos os animais, com a  função de defesa diante dos perigos recebidos. Está relacionada à ação, é necessária para auto conservação e preservação da espécie. É um comportamento emocional que faz parte da afetividade. É uma ação que te impulsiona a fazer algo.

Todas as pessoas possuem níveis de agressividade e ela pode aparecer em situações do dia-a-dia:

  • Situação de  exposição à violência

  • Em que não há satisfação de suas necessidades.

  • Ao possuir sentimento de impunidade em uma determinada situação

  • Quando algo não acontece como nós desejamos

  • Ao sentir-se pouco reconhecido

  • Em momentos competitivos

  • Situações de expressão de autoridade

O ser humano precisa eliminar essa energia que a agressividade nos traz, pois ela pode gerar prejuízos físicos e psicológicos a longo prazo. Para isso é importante saber realizar essa descarga da agressividade de forma a não prejudicar o outro para que não se crie uma cadeia de agressividade no círculo social onde você se encontra.

A grande dificuldade que nós temos é saber quando conter a nossa agressividade, e quando é necessário expressá-la da forma mais adequada ou dosada. Para fins didáticos iremos classificar a agressividade de duas formas:

 

  1. AGRESSIVIDADE CONTROLA = ENERGIA / DISPOSIÇÃO

Canalizada para algo positivo, que se manifesta sem exageros e sem culpa através da realização de atividades que sejam benéficas para si e para a sociedade, um exemplo, é um competidor, ele precisa ter um nível de energia bem elevada no momento que estiver competindo com outro esportista.

 

  1. AGRESSIVIDADE DESCONTROLA = COMPORTAMENTOS IMPULSIVOS

Maneiras inapropriadas e não positivas que transgridem os direitos das outras pessoas.

Obtenção de controle através de comportamentos violentos como gritar, ameaçar, quebrar ou xingar.

Neste caso uma pessoa que não consegue perder sem brigar com a outra pessoa, não está sabendo direcionar essa energia (competição) por exemplo.

O ser humano precisa eliminar essa energia que a agressividade nos traz pois ela pode gerar prejuízos físicos e psicológicos a longo prazo. Para isso é importante saber realizar essa descarga da agressividade de forma que não prejudique o outro e assim não crie uma cadeia de agressividade no círculo social onde você se encontra.

Algumas pessoas se forçam a nunca demonstrar essa agressividade. Isso é horrível, porque quando se manifestar, ela não vem como agressividade, mas como violência (verbal ou física), como insultos, como vingança, desejo de morte, entre outros aspectos, nesse cenário a agressividade é um pedido de socorro, que denuncia um grande descontrole emocional.

Por isso é muito importante que no dia a dia a pessoa aprenda a controlar essa energia com exercícios como:

  • Ser mais tolerante com os erros dos outros e consigo mesmo

  • Ser competitivo em momentos apropriados

  • se sua atividade profissional obriga você a ser mais autoritário, saiba deixar está postura no trabalho

Estas são algumas atitudes que uma pessoa, no seu dia a dia pode ir praticando para ter sua energia bem controlada e canalizada de forma adequada para cada situação.

 

É muito importante para as pessoas, que estão prestando algum concurso público o  conhecimento e controle desta energia conhecida como AGRESSIVIDADE, pelo fato do  desconhecimento, muitas pessoas não desenvolvem seu  controle no seu dia a dia  e acabam sendo inaptos em avaliações psicológicas por estarem em desacordo com o edital, pois acreditam que agressividade está ligada diretamente a violência.

 

 

Compartilhar Facebook
Compartilhar Twitter
Please reload

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Destaques
Recentes

April 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Canal do Youtube
  • Instagram Social Icon