Agende sua visita!

  • YouTube
  • Instagram ícone social

BLOG

Como a iniciativa pode te ajudar a alcançar os seus sonhos HOJE!!

 

INICIATIVA

  

Iniciativa é a capacidade que todos nós temos de criar, iniciar projetos e conceber novas idéias, significa tomar uma decisão.  

Ver o que todos veem, perceber o que quase ninguém percebeu e agir com antecedência, na confiança de um resultado, que o futuro trará. Não é uma ciência exata, mas é uma habilidade que podemos desenvolver com o tempo. Um profissional de iniciativa é antes de tudo sinônimo de ousadia, coragem e determinação.

 

A essência da iniciativa é entrar em ação, ou seja, fazer o diferencial agora! Requer coragem e disposição. A iniciativa representa a capacidade de identificar e buscar oportunidades. Está associada ao comportamento proativo, e, por conseguinte, em oposição imediata à indecisão e à procrastinação. O profissional dotado de iniciativa antecipa-se aos fatos, realizando atividades antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias. Para se sobressair no atual mercado de trabalho, o profissional deve fazer o que precisa ser feito, mesmo sem ser solicitado, resolver problemas em vez de criá-los. 

 

 As pessoas precisam combater a hesitação e a procrastinação, estes inimigos sorrateiros que nos fazem adiar projetos, interromper a leitura de um livro, cancelar investimentos, protelar decisões... Ao combatê-los eliminamos as síndromes do “quase” e “quando”. Por isso, cultive a coragem e ousadia. Coragem para refletir e se conscientizar, para ter o coração e a mente aberta, para internalizar o autoconhecimento adquirido. Ousadia para inovar e apostar, mesmo correndo riscos.

 

Durante os processos de seleção os candidatos são cuidadosamente avaliados através de testes psicotécnicos, dinâmicas de grupo, testes de personalidade, textos escritos à mão, provas de conhecimentos gerais e específicos, entrevistas ou outras técnicas.  Um dos atributos mais valorizados em um candidato é a iniciativa. Ter pessoas com iniciativa em seu quadro de colaboradores, ou outras que vão além, demonstrando pró atividade, é o sonho de qualquer empregador.

 

Procure a partir de hoje desenvolver uma maior capacidade de assumir a iniciativa, buscando se tornar uma pessoa proativa:

 

1. Analise que ações você está procrastinando por medo de tentar e falhar, ou por medo de que não conseguirá fazer com perfeição, e comece a agir já, lembrando que é melhor arriscar e fazer algo, do que ficar na dúvida, com medo, e sempre frustrado por não agir (isto vale também para a sua vida pessoal).

 

2. Comece a tomar pequenas decisões, mesmo sem ter total certeza de que terá sucesso nelas. É claro que isso deve ser feito com situações e atividades de menor importância ou de pequeno valor financeiro. Se não der certo, busque entender os fatos e aprender lições, e após continue agindo para melhorar seus resultados.

 

3. Aceite fazer coisas que os outros não querem. Acredite em si e faça o melhor que pode, assumindo o compromisso consigo mesmo de realizar cada vez mais.

 

4. Encare os seus problemas e busque soluções para os mesmos. Comece com os pequenos e vá se acostumando a ser uma pessoa de ação. Cada vez será mais fácil você resolver problemas, e com o tempo terá mais ousadia e tranquilidade para conseguir maiores vitórias.

 

5. Mesmo que seu superior tenha o dever de ajudar você em seu processo de desenvolvimento, é bem provável que ele esqueça isto ou pior, há muitos gestores que ainda acreditam que investir em desenvolvimento da equipe é gastar dinheiro da empresa, e por este motivo nunca promovem o desenvolvimento das pessoas sob seu comando. Portanto, defina você o seu próprio caminho de desenvolvimento. Defina o que precisa aprender ou que habilidade precisa treinar e estabeleça um caminho para conseguir o que quer.

 

6. Nos contatos pessoais manifeste suas opiniões pessoais sobre os assuntos que estão sendo debatidos, a não ser que nada saiba sobre eles e neste caso esteja pronto para aprender mais um pouco. Mantenha-se sempre disposto a mudar a sua opinião se alguém o convencer que você está errado ou desinformado.

 

Referências Bibliográficas

Krug, B. Conquistando grandes resultados

Compartilhar Facebook
Compartilhar Twitter
Please reload

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Destaques
Recentes

April 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Canal do Youtube
  • Instagram Social Icon