Agende sua visita!

  • YouTube
  • Instagram ícone social

BLOG

AUTOCONFIANÇA: O segredo para se atingir o sucesso!

A autoconfiança refere-se à segurança no momento respeitando à sua própria dignidade, capacidade e poder, independentemente da situação em que você se encontra. Alguém que é autoconfiante tem um forte senso de convicção e certeza em si mesmo. Transpira serenidade, tranquilidade e é autoconsciente.

A autoconfiança é frequentemente associada à posse de certos conhecimentos, de habilidades ou capacidades, inatas ou adquiridas. Possuir certa aptidão em uma determinada área pode ser um importante fator de ajuda ao reforço da sua autoestima, mas não é um requisito único para a autoconfiança. Mesmo alguém que possua poucas competências e/ou aptidões em algo, ainda assim, pode ser autoconfiante. Eu posso não saber algo, mas sentir-me confiante para aprender.

 

Você conhece alguém que tenha uma baixa autoconfiança? Como é que essa pessoa age junto de você? Uma pessoa que tem uma autoconfiança baixa ou diminuída tem uma falta de autocrença, geralmente causada por um sentimento de incerteza sobre qualquer coisa.

 

COMPORTAMENTOS TÍPICOS DE PESSOAS COM BAIXA AUTOCONFIANÇA:

 

  • Menosprezam a sua capacidade sobre o que são capazes de fazer.

  • Assumem a culpa, mesmo quando não é culpa sua.

  • São excessivamente tímidas e reservadas.

  • São excessivamente críticas de si mesmo, por exemplo, os perfeccionistas. Ficam presos aos resultados negativos e “falhas” do passado.

  • Excessiva preocupação com os possíveis resultados negativos e de fracasso, mesmo que eles não tenham se manifestado ainda.

  • Atitude temerosa (medo) e efeitos adversos para a maioria das coisas.

  • Fazem muitas coisas para agradar aos outros.

 

As pessoas com baixa autoestima e baixa autoconfiança tendem a repelir as pessoas ao seu redor. A forma de raciocinar e formas de agir são inadequadas e limitantes, fazem com que se sintam como um “fardo” quando estão com outras pessoas. As pessoas com autoconfiança diminuída, vão reforçando um conjunto de redes neuronais (mapa da consciência), especializadas em ler sinais exteriores (estímulos situacionais) e igualmente interiores (memórias) que promovem o sentimento de culpa, vergonha, apatia e medo. Acabam por construir um conjunto de redes neuronais especializados na leitura da desgraça, infortúnio e insucesso.

 

Constatação: A falta de autoconfiança é uma característica incapacitante, pois muitas vezes limita a pessoa nas suas oportunidades e põe em risco as suas chances de sucesso.

 

 Quando você está constantemente pensando num resultado negativo, isto leva a que direcione o seu foco atencional para fora da zona do processo necessário para alcançar um resultado desejável. Ou seja, quando um resultado indesejável acontece, porque você julgava não conseguir alcançá-lo, ele acontece exatamente porque você agiu de acordo com aquilo que antecipou vir a acontecer (não ser capaz de realizar algo com sucesso). Desta forma a sua crença negativa em si mesmo é reforçada e você continuará a ter uma baixa autoconfiança.

Por outro lado, se você é uma pessoa autoconfiante (se não for imagine ser), tente colocar-se exatamente no mesmo cenário? O que você acha que vai acontecer? As possibilidades serão certamente muito mais positivas e favoráveis. Quando você tem uma elevada certeza de um sucesso iminente, fará tudo o que é necessário para que isso aconteça. Se você não tem as habilidades, você vai arranjar forma de adquiri-las. Se você não tem o conhecimento, você vai aprender. Mesmo que você tenha começado a partir do mesmo ponto que os outros, se tiver uma autoconfiança bem desenvolvida, irá permitir que pudesse chegar muito mais além do que alguém que não tem.

Assim, tendo uma autoconfiança elevada e bem solidificada é claramente um trunfo para todos nós na vida. Não só irá promover um estado físico e psicológico melhor e mais positivo, como também prepará-lo para conseguir o que pretende.

 

Referência Bibliográfica

Miguel L. Estratégias extraordinárias para autoconfiança, 2016.

 

 

Compartilhar Facebook
Compartilhar Twitter
Please reload

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Destaques
Recentes

April 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Canal do Youtube
  • Instagram Social Icon