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ANSIEDADE O MAL DO SÉCULO

ANSIEDADE

 

Sem ansiedade, não teríamos chegado até aqui. A habilidade de sentir medo daquilo que ainda não aconteceu nos tornou mais prevenidos. E isso foi essencial para que os nossos ancestrais sobrevivessem por milhões de anos aos perigos da savana. Só tem um problema: não estamos mais na savana.

Quando percebemos que estamos sob alguma forma de ameaça, sentimos um desconforto. Uma inquietação... UMA ANSIEDADE!! Esse sentimento é uma das tantas adaptações que trouxeram sucesso evolutivo a várias espécies...

Somos capazes de diferenciar facilmente aquilo que é medo e o que é ansiedade. O fato é que os dois são estados mentais e corporais muito parecidos – são “estados aversivos”, ou seja, que nos fazem evitar alguma coisa.

A causa do medo está perto, a ansiedade, longe. Não é uma ameaça direta. Do ponto de vista evolutivo, as emoções não são apenas resultados da criação da pessoa e da cultura. São padrões de resposta selecionados ao longo da evolução do ser humano. Muda a motivação, a fisiologia, memória, e assim nos tornam mais aptos agir de uma forma mais adequada para esse tipo de situação.

Aquele sentimento que nos faz correr atrás dos prazos e fugir de situações de risco antes que acabem é a ansiedade saudável. Mas, dependendo do grau de ansiedade, ela se torna um desconforto pouco útil. E, quando ela toma conta de nós, atrapalhando a vida, vira transtorno mental.

 

Sintomas de Ansiedade:
  • Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)

  • Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer

  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho

  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular

  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente

  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade

  • Pavor depois de uma situação muito difícil.

 

Estes são alguns sintomas da ansiedade, é preciso entender que a ansiedade pode ser derivada não apenas de pensamentos, mas também de alterações na produção do neurotransmissor chamado de Serotonina. Segundo o autor Paulo Vieira em seu livro O poder Verdadeiro, a serotonina pode ser estimulada de forma natural e consciente, segue os exercícios diários que poderá fazer com que sua ansiedade diminua de forma significativa:

  1. Abrace por 40 segundos uma pessoa de forma respeitosa;

  2. Elogie cinco pessoas da sua família e cinco pessoas do seu trabalho diariamente.

Estas são algumas comunicações que você pode realizar no seu dia a dia segundo a autor para você em pouco tempo estar produzindo mais Serotonina e assim conseguindo controlar sua ansiedade e obtendo resultados extraordinários em sua vida.

 

 

 

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