Agende sua visita!

  • YouTube
  • Instagram ícone social

BLOG

O QUE É RELACIONAMENTO INTERPESSOAL?

O relacionamento interpessoal consiste na relação desenvolvida entre duas ou mais pessoas e na forma como se estabelece a comunicação entre elas. É marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou cultural. Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas.

 

HABILIDADES SOCIAIS

 

Nós somos animais sociais. Temos a necessidade de apoio e suporte emocional e social no decorrer das nossas vidas e, por isso, procuramos interações para formar vínculos interpessoais. A capacidade de desenvolver essas relações está ligada diretamente às habilidades sociais.

O termo habilidades sociais refere-se à existência de vários tipos de comportamentos sociais que cada um utiliza-se para lidar de maneira adequada com as diferentes demandas dos relacionamentos interpessoais e situações vividas. Seja com pai, mãe, irmão, filho(s), esposa(o), chefe, funcionário, vendedor, porteiro, cobrador, etc. Qualquer situação que haja um encontro de duas pessoas.

As pessoas possuem diferentes habilidades sociais, essas habilidades são aprendidas desde nossa infância, somos influenciados por nossos familiares, cuidadores, amigos, professores... Adquirimos assim competências (boas ou ruins) que nos guiam na organização de pensamentos, sentimentos e ações, tudo influenciado por nossos objetivos e valores adequando-se as exigências do meio ambiente em que vivemos. Além da dimensão pessoal (conhecimentos, sentimentos, crenças), a dimensão situacional (cultura, normas do grupo, status) influenciam o nosso uso das habilidades sociais.

Os ambientes dos quais participamos contribuem, e muito, nos nossos relacionamentos. Os ambientes familiar, escolar e de trabalho, envolvem muitas das habilidades sociais que utilizamos no nosso dia a dia.

Ao longo de nossas vidas no deparamos com diferentes exigências, precisamos identificá-las para em seguida decidir como reagir ou não a elas.

Um desempenho no relacionamento interpessoal depende obrigatoriamente da observação do ambiente que envolve diferentes aspectos:

  1. Atenção aos sinais. Observação e escuta;

  2. Controle das emoções nas situações e maior complexidade;

  3. Controle da impulsividade;

  4. Análise da relação (eu x outro) e as consequências que acarretam.

É importante entender que relacionamento interpessoal não significa que uma pessoa comunicativa, ou seja, fala muito, tenha um bom nível de relacionamento interpessoal. É importante ter uma disposição interna para a comunicação, seja ouvindo ou falando, pense um instante, em algum momento da sua vida você foi interrompido por alguém no momento que falava algo, ou você mesmo acabou interrompendo alguém por algum motivo especifico como, por exemplo, já deduziu o que ele ou ela queria dizer e a partir daí não sentiu necessidade de continuar ouvindo mais, pois bem isso é um baixo nível de relacionamento interpessoal.

Um exercício diário que elevará seu relacionamento interpessoal é começar a ouvir as pessoas com humildade e amos sem achar que já sabe o que ela vai dizer, queira ouvir a pessoa e pronto.

 

 

Referências Bibliográficas

 

Del Prette, Almir, Zilda A.P. Del Prette . Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo -  Petrópolis, RJ : Vozes, 2014.

 

Compartilhar Facebook
Compartilhar Twitter
Please reload

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Destaques
Recentes

April 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Canal do Youtube
  • Instagram Social Icon