Introdução: O que é uma Etapa Psicológica de um Concurso?
As etapas psicológicas de um concurso são as fases, no qual o candidato terá algumas de suas características comportamentais e emocionais avaliadas. Dependendo do edital que esteja concorrendo, existem mais de uma etapa ligada ao psicológico, podendo ser coletiva e individual.
O que a maioria dos candidatos não se atenta, são as condições psicológicas na qual estão sujeitos nas demais etapas do concurso, além da etapa específica (psicológica) e por isso só se preocupam com esta preparação, quando já pode ser tarde demais.
É importante se atentar para as etapas emocionais que um candidato experimenta durante o processo de preparação e realização do concurso. Essas etapas incluem o início da preparação, a ansiedade antes da prova, a realização da prova e a espera pelos resultados. Cada etapa pode trazer desafios psicológicos e emocionais diferentes, e compreender essas etapas é importante para maximizar as chances de sucesso no concurso.
Os estágios da competição e como eles afetam seu desempenho
Os estágios envolvidos na busca por uma vaga em um concurso público podem ser vários como por exemplo, preparação, aprendizagem, desempenho e reavaliação. Em cada estágio deste o candidato pode sofrer algum tipo de problema emocional. Aqui estão mais detalhes sobre o estágio da preparação por exemplo e como ela podem afetar o desempenho:
Preparação: Neste estágio, o candidato se concentra em se preparar fisicamente e mentalmente para o evento.
É importante estabelecer objetivos realistas, seguir uma rotina de treinamento e estudos, além de manter uma boa saúde mental. A preparação adequada pode aumentar a confiança e ajudar a reduzir a ansiedade. O grande desafio é encontrar meios de garantir uma boa saúde mental.
Excitação é outra fase que a maioria ou todos os candidatos enfrentam em alguma etapa dos concursos, esta é a etapa imediatamente antes do evento, onde o candidato experimenta ansiedade.
Como Gerenciar o Medo e a Ansiedade Associados ao concurso
A ansiedade é uma reação normal e natural às situações estressantes, como um concurso público. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva e interfere no desempenho, pode ser considerado um problema. Alguns sintomas de ansiedade incluem preocupação excessiva, dificuldade de concentração, insônia, fadiga e dor física.
Para lidar com a ansiedade durante um concurso, é importante:
Manter uma rotina saudável, incluindo alimentação equilibrada, exercícios físicos e sono adequado;
Usar técnicas de relaxamento, como yoga ou meditação;
Evite pensamentos negativos e se concentre no presente;
Buscar apoio de amigos e familiares (cuidado com este, as vezes não ajuda);
Buscar ajuda profissional, se necessário.
Lidar efetivamente com a ansiedade pode ajudar a maximizar suas chances de sucesso no concurso.
palavras-chave: ansiedade competitiva, medo na psicologia do esporte, confiança na competição)
Conclusão
Para aumentar suas chances de uma posse no concurso público que busca não basta apenas focar em uma etapa por vez, ou seja, será necessário a preparação para as demais etapas ao mesmo tempo, o grande erro de muitos candidatos é deixar para trabalhar seu psicológico quando estiver próximo da etapa, mais esquece que os fatores emocionais que irá vivenciar nas etapas anteriores podem prejudicar seus resultados e muitas vezes até não chegar na etapa psicológica.
Para aqueles que o concurso não possui etapa psicológica acaba sendo pior ainda, pois muitas vezes nem irão se preocupar com as questões emocionais e acabam por terem problemas de desempenho nas provas escritas e não conseguem uma classificação necessária para tomar posse no cargo, por isso recomendo trabalharem suas características emocionais e comportamentais em um lugar especializado em psicológico para concurso a partir do momento que decidir concorrer à uma vaga.
Comments